Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, a síndrome pré-menstrual, ou T P M existe e deve ser levada a sério, não só pelas mulheres que passam por isso todos os meses, mas por todos que convivem com elas. Relatos mostram que na Grécia antiga já se observava que as mulheres, durante o período que precedia a menstruação, tinham mais dores de cabeça e do corpo, além de tensões psicológicas. Mas foi só na década de 30 que surgiram as primeiras descrições sobre esse mal e apenas nos anos 50 que a médica britânica Katharina Dalton definiu a síndrome. Podendo ocorrer até 15 dias antes da menstruação, a T P M é um distúrbio muito mais comum do que pensamos e que afeta um grande número das mulheres em idade fértil, mas que ainda não tem suas verdadeiras causas definidas. O que se sabe é que está diretamente relacionada com as variações hormonais, entretanto foram detectadas mais de cem sintomas que podem ser associados à síndrome.
Problemas físicos relacionados: sensação de falta de energia e cansaço exagerado, cefaléias, dores nas mamas e nas articulações, surgimento de acnes, alteração do apetite seja para mais ou para menos, retenção de líquidos,etc…
Problemas emocionais observados: irritabilidade, agressividade, diminuição da libido, choro fácil, isolamento e ansiedade.
Tratamentos habituais: prática de exercícios diários, relaxamento além de uma dieta balanceada. Nessa dieta, segundos os médicos, devem ser consumidos alimentos diuréticos como melão, melancia, alcachofra, agrião, chuchu, abacaxi e salsinha pois facilitam aliberação de água pelo organismo reduzindo o inchaço. Consumir banana, damasco seco e erva-doce também é uma boa opção, uma vez que facilita o trabalho dos rins. Alimentos ricos em magnésio como as nozes, amêndoas, banana, maçã e vegetais verdes também ajudam a reduzir o inchaço. Já os ricos em vitamina B6 como o gérmen de trigo,a aveia e o melão, aumentam os níveis de serotonina no cérebro substância responsável pela sensação de bem estar. Além de prática de exercícios e de uma alimentação natural é recomendado evitar alimentos com cafeína como chá preto, café, guaraná e outros já que aumentam a ansiedade e irritabilidade.
Tratamentos Naturais eficazes:
Homeopatia, Acupuntura, ou ainda Terapia Cranio sacral em conjunto com a Terapia Floral. Uma recomendação terapêutica floral que vai auxiliar e dar apoio ao tratamento: Feminalis + Bouque de 9 Flores + Aristoloquia + essência floral pessoal (Essências do Sistema Florais de Minas).
Em conjunto com o tratamento médico, procure um terapeuta mais próximo de você, pague pra ver, rápido e eficaz não tem preço!