http://[youtube http://www.youtube.com/watch?v=1eGuSMQasK8]
A Academia Terapêutica sugere aplicar esta técnica em muitas situações. Vejam o vídeo e os detalhes da técnica abaixo.
VISUALIZAR é usar a imaginação criativa com o propósito de efetuar mudanças, construir novas possibilidades de comportamentos e mudar o curso de pensamentos e emoções. Todos nós já fazemos isto em graus variados e para diferentes propósitos. Por exemplo, quando você planeja uma viagem de férias, visualiza-se no futuro, fazendo algumas coisas bem legais! Talvez você já tenha ouvido outros nomes para esta capacidade: mentalização, fantasia, ensaio mental, projeção de futuro, etc..
VISUALIZAR é um recurso tão poderoso que você pode até reagir fisicamente ao que está visualizando. Para comprovar isto, feche os olhos e imagine-se comendo um dos seus pratos preferidos. Pense como se estivesse acontecendo agora, você trazendo à boca uma garfada e lentamente mastigando enquanto sente todo o prazer das sensações em sua língua. Deu água na boca?
Já vi pessoas dizerem que não conseguem visualizar, mas o que ocorre é que, como não precisamos ter consciência da visualização, elas simplesmente não pararam para prestar atenção.. Por exemplo, soletre a palavra “possível”, prestando atenção ao que faz internamente. A estratégia é gerar uma imagem interna da palavra e ler cada letra. Mas fazemos isto tão bem que nem precisamos saber como fazemos. Isto é inclusive uma evidência de competência na estratégia: os passos intermediários são executados muito rapidamente e não dá tempo de prestar atenção.
O poder de visualizar é ainda maior quando usado dentro de estratégias estruturadas para um propósito bem definido, possivelmente combinando-se estas com outras estratégias de apoio.
Esta técnica é muito útil para treinamentos pessoais com intuito de obter resultados mais vantajosos. Exemplo: um atleta que queira bater seu próprio record na natação. Imaginar-se se jogando na piscina, dando braçadas eficazes e em menor tempo, fazendo um retorno rápido e vendo-se vencendo a competição, muitas e muitas vezes antes do treinamento efetivo, durante dias. A nossa mente não distingue o exercício físico do mental. Aplica-se a técnica nas competições de golfe, de tênis no trabalho, na vida, onde for necessário. A imaginação dirigida cria a realidade! Fantástico não é? Vamos sonhar?